sexta-feira, 2 de abril de 2010

A crucificação por Dali




Compartilho com você, leitor, leitora, uma interpretação livre, somada aos conhecimentos teológicos.
Nesta imagem Jesus Cristo vê o mundo a partir da cruz.
A cruz é instrumento de tortura e morte usado pela humanidade principalmente na época do Império Romano.
O artista usa cores escuras para dar as dimensões do espaço físico da terra, na medida em que ele se coloca no olhar de Jesus sobre a parte conhecida do planeta.
Simbolicamente a Cruz com Jesus Cristo crucificado representa todo o pecado do mundo, o sofrimento e a morte do Filho de Deus - o próprio Deus encarnado na forma humana.
A história não termina com a morte de Jesus, na mesma proporção que a fé não tem objetivo de encerrar os questionamentos. A dimensão do V I N D O U R O da história e do futuro da humanidade proporciona a contemplação de Jesus e de todos que apreciam a visão da tela: a Terra e sua vida revelam-se na luz do horizonte.

Por outro lado, poderíamos pensar que Dali coloca Jesus crucificado na escuridão absoluta, no nada, quase como se vagasse num espaço físico desconhecido. Talvez esta fosse a intenção, já que o sentimento humano de Jesus revela a experiência do "nada", do absoluto vazio e da absoluta solidão.
Há o instrumento de tortura, bem iluminado na parte superior, e abaixo a escuridão engole as pernas de Jesus. Ele está sozinho, como se estivesse no esforço de soltar-se, descer.

Em dia de Sexta-Feira Santa precisamos lembrar do nada, do vazio, da solidão. Isso representa todo pecado que a humanidade comete a cada momento e que coloca Jesus Cristo em todos os tempos na cruz. É a cruz com Jesus que demonstra esse fracasso individual e coletivo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário