quarta-feira, 7 de abril de 2010

Alguns conceitos que permeiam o Ensino Religioso Escolar

Dando continuidade à informação formativa, cujo objetivo está incluido no conceito deste blog, trago a sua apreciação o que segue:
ÉTICA: a palavra vem do grego Ethikos-ethos, que quer dizer costume, caráter. Ética é a parte da Filosofia que estuda a conduta e o caráter humanos, desvendando os conceitos necessários para responder às questões do bem e do mal no agir, tanto no que se refere às ações individuais quanto às sociais ou coletivas, em todas as áreas da vida.

INDIVIDUALIDADE: do latim Individuum, indivíduo e de Indivisum, isto é, não dividido, único. Individualidade quer dizer que algo ou alguém não pode ser dividido em partes, sob pena de perder a identidade própria, inerente ao mesmo. Tem caráter próprio.

Estes conceitos caracterizam a fundamentação teórica e o marco referencial do Ensino Religioso Escolar à luz da LDB 9394, de 21.12.96 e de seu substitutivo 9475, de 22.07.97.
Há que se percorrer um longo caminho para conciliar estes aspectos fundantes às práticas escolares cotidianas, apesar de já estarem em vigor há mais de uma década.

Sugestão Didática:
Para abordar "ética" nos diversos ciclos, é mais objetivo levantar valores humanos: responsabilidade, honestidade, liberdade, dentre outros.
A partir destes subtemas é possível utilizar as fábulas das diversas tradições religiosas, com as devidas referências.

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