sábado, 17 de abril de 2010

Considerações sobre Escola, ERE e Respeito - 2ª parte

O papel familiar é ensinar o Respeito. O papel da escola é tornar a vivência deste valor significativo. Isso inclui o ambiente escolar Respeitoso, assim como demais ambientes. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental há norteadores específicos, voltados principalmente para a Socialização de cada brasileiro nesta fase de sua vida educacional.

É nesse sentido que proponho para as séries mais avançadas, com grupos de até 15 estudantes,  o Sóciodrama, experiência vivencial que teatraliza determinada cena. No Sociodrama cada participante interage com o próprio grupo, tendo um condutor principal, que dá o suporte fundamental. É possível seguir um texto padronizado, conhecido por todos, assim como é possível interagir com um problema levantado pelo próprio grupo. Ao final da vivência, cada integrante pode ser questionado ou questionar suas ações, atitudes e sentimentos, mesmo que sublimados.

Há espaços formadores para os orientadores do sóciodrama e recomenda-se que quem aplica esta técnica tenha participado de algumas vivências e experimentações da mesma. Há vasta bibliografia sobre o assunto, é só tirar o tempo para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário