sábado, 17 de abril de 2010

Considerações sobre Escola, ERE e Respeito - 3ª parte

Para a Educação Infantil e as Séries Iniciais do Nível Fundamental, sugiro a continuação da reflexão sobre "A arte de ensinar o Respeito" na escola:

Reconhecer o valor de outras pessoas, o valor do conjunto de objetos e pessoas que interagem é uma questão ética das maiores. Assim, é preciso criar e executar dinâmicas que venham de encontro a essa proposta, principalmente porque há uma ansiedade entre professores, que, motivados pela ausencia de alternativas viáveis, desistem de seu papel e partem para outra função social. Ações bem simples auxiliam na tarefa do reconhecimento do valor.

Então, ser conivente com quem não está se adequando ao ambiente, deixando-o permanecer aí, sem observar, sem advertir é desrespeito para com todos que estão no ambiente...

Reconhecer que Respeitar é temer, sinônimo de zelar. Aliás, meninos e meninas sabem muito bem quando estão sendo respeitados ou não. Assim, podem relatar estas situações tanto em forma de desenhos quanto em formas de diálogo. Em se falando de atividades orais... é possível também trabalhar em forma de painel participativo, sem ser importuno ou "metido"... É um bom exercício de Respeito esperar a vez de falar...

E tem mais uma... a Reverência! Tenha cuidado para esta não ser apenas mais uma palavra da moda!

... bom trabalho!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário