segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Vida Eterna

Dois de novembro é o dia da memória dos finados. Bem disse ontem o padre que oficiou os atos ecumênicos, a tradição luso-portuguesa utiliza muito o termo "finados". O padre também lembrou que utilizamos por aqui, região do Vale do Taquari, a expressão "falecidos".

Esta primeira informação já dá uma boa pesquisa aos alunos de Ensino Médio.

Para o Ensino Fundamental, especialmente o 6º ano, é fácil teorizar o assunto, relacionado ao estudo da História-Geografia, no ponto do Antigo Egito. A turma estuda "múmias", "pirâmedes"...
Estas ilustrações podem servir de ponto de partida.

Na versão cristã, mais especificamente a versão luterana, ao se falar de "morte", oposião à "vida", é necessário abordar "vida eterna". Esta já inicia nesta vida, aqui, tempo presente, pela fé.
A compreensão cristã está sintetizada no Credo Apostólico, ou, Creio.

Para esta aula é interessante levantar casos. Nestes, aparecem subtemas, a serem tratados de modo sistemático nas aulas seguintes: vida após a morte; consolo aos enlutados; eutanásia; doação de órgãos; ação de graças.

Agora é com você, leitor, leitora. Convido a registrar as suas informações em textos separados para que possamos tornar este blog interativo. Opine, participe. A chavezinha da caneta está aí abaixo para isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário