segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de todos os santos... é bom saber o que é!

Para o grupo cristão luterano, a pessoa é justa e pecadora, ao mesmo tempo. A partir deste conceito abre-se outra etapa, com dois subtemas: Pecado e Justificação.

Pecado é a desobediência à vontade de Deus. A vontade de Deus está expressa especialmente nos Dez Mandamentos.

Justificação é a possibilidade de Deus aceitar o pecador mediante Jesus Cristo, Redentor de todos os pecados. As pessoas que creem em Jesus Cristo são justificadas.

A partir da Bíblia Sagrada entendemos que a pessoa crente, que leva uma vida de fé, obediente a Deus, pode tornar-se "santa". A ação de Deus torna o ser humano como sua propriedade. Se você é propriedade de Deus, vive como seu filho ou sua filha, por gratidão e amor. Assim, Deus age através de sua ação no mundo e você torna-se santificado pela promoção da vontade de Deus.

Naturalmente existem muitos desentendimentos sobre este tema. O único critério para avaliar estas questões decorrentes é a Bíblia Sagrada. Ali está a Palavra de Deus, proclamada pela Igreja. A Igreja é o corpo de Jesus Cristo, portanto deixa-se orientar unicamente pelo Evangelho, ou seja, pela Bíblia Sagrada.

No Ensino Religioso Escolar não podemos omitir esta(s) informação (ões), ainda que marcadas pela forma eclesiológica. Estes dados orientam para a busca mais apurada das questões apresentadas. Esta busca é livre, portanto, cada educando, assim como o próprio educador pode estudar, ampliar, auscultar por si mesmo (mesma) as decorrências do estudo.

Fontes: O que um cristão deve saber. São Leopoldo, Sinodal, 16ª ed, 2005.
            Hoppen, Sara Regina. Aulas de Ensino Religioso Escolar no período de 2004 a 2007 - compilação própria. Brochura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário