domingo, 22 de novembro de 2009

Último domingo do Ano Eclesiástico

Nomenclatura e cor litúrgica
No calendário eclesiástico cristão este domingo é denominado de Domingo Cristo Rei. A cor litúrgica é branca ou dourada.

Em algumas referências bibliográficas encontramos como cor litúrgica a cor verde, prevalecendo, neste caso, a cor de todo o período após Trindade.

Assim sendo, já temos uma opção por comunidade eclesiástica. Mediante os estudos bíblicos e a tradição local é que deverá ser optado por uma das duas cores acima indicadas.

Temática
O tema dominical indica a reflexão em torno desta data: "A cidade eterna", que nos remete imediatamente aos textos apocalípticos. Além desta temática, está indicada "Esperança da vida eterna", dentre outras.

Contextualização
O centro da reflexão dominical deverá ser marcante, de modo a permear todas as meditações diárias da semana que se inicia.
A base é a vitoria de Jesus Cristo sobre a morte. Por isso também o uso da expressão "Alfa e Ômega" isto é, o Princípio e o Fim. Jesus Cristo é parte integrante da Criação de Deus e Aquele que salva da morte.
Neste sentido medita-se sobre o governo de Cristo, Rei. A proposta de Deus, na pessoa de Jesus é a sociedade igualitária, a autonomia não só de Israel (naquela época), mas dos povos (hoje), a descentralização do poder (estar subjugado ou ser colônia não faz parte da proposta de Deus) e as pessoas tem voz e tem vez. A proposta de Deus, na pessoa de Cristo, são justiça, isto é, leis que defendam o povo, a socialização do saber (as pessoas mais velhas ensinam), há igualdade e solidariedade; Só há um Libertador, o centro do serviço da Igreja é a Vida, isto é, o povo segue os Dez Mandamentos e há um sacerdócio profético, que denuncia injustiças e anuncia a salvação.

Como se pode ver, há uma síntese da estrutura confessional cristã. Recomendo que a cada ano seja tratado de um dos enfoques acima, na medida em que apresentamos linhas gerais.

Encaminhamento para a Ação de Graças
O que foi proclamado nas igrejas cristãs serve de contextualização para a celebração de Ação de Graças nas Escolas que mantém esta tradição. Esta data marca a passagem dos tempos do ano, sendo que é aceito no calendário ecumênico, como última quinta-feira do mês de novembro, a cada ano!

Sugiro que desde o dia de amanhã, faça-se um quadro mural com motivos de gratidão para este ano.

Se você docente perceber que há muitas súplicas, dependendo do ambiente escolar, pode-se dividir os espaços em súplicas, pedidos de perdão, motivos de gratidão.

Lembre-se de motivar seus colegas professores, de outras áreas, para incentivar alunos e alunas, bem como participar dos eventos celebrativos deste período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário