quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Conceito de diretrizes

Ao se trabalhar com Ensino Religioso Escolar é importante compreender algumas definições, úteis na condução dos estudos científicos, nos diversos níveis de educação. Trago o conceito de "diretrizes":
"conjunto de definições que servem de orientação para uma determinada área. As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, por exemplo, auxiliam as escolas na tarefa de articulação, desenvolvimento, organização e avaliação de suas propostas pedagógicas."

Poderíamos considerar que é preciso ampliar o conceito de Diretrizes aplicadas ao Ensino Religioso Escolar. Estabelecê-las não depende somente de profissionais qualificados. O respeito à diversidade regional das religiões presentes naquele espaço geográfico é um dos fatores que norteiam os trabalhos nas unidades educacionais. Além destas, há que se adequar o Ensino Religioso às normas da Constituição Federal, LDB, leis e orientações estaduais e municipais. No ERE as diretrizes necessitam embasamento a fim de que a comunidade escolar saiba de seu direcionamento, objetivos e finalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário