terça-feira, 8 de janeiro de 2013

2013

O que nos reservará este ano?

A forma de ser profissional da educação no Brasil, a forma de ser estudante, os processos de ensino-aprendizagem devem ser motivo de nossas ocupações em 2013. "A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.", conforme Aristóteles. Esperança, percepção da realidade, sentido de vida, ética são valores - missão e objetivo de quem está ligado à educação, de quem pensa educação.

Trago o exemplo da contribuição de meu pai, que sempre teve grandes preocupações com a continuidade de uma boa qualidade na educação. Quando o sr. Altino Emílio Hoppen ainda estava em plenas condições de saúde, aceitava com alegria e muito prazer fazer pequenas palestras para estudantes do Ensino Fundamental da Escola São Caetano, em Arroio do Meio, RS. Nelas, com muita paciência, sempre primou pela honradez, utilidade, verdade de detalhes e afirmações, especialmente nas descrições históricas.

Meus ex-alunos costumam ter esperança de que tudo "caia do céu", assim, de graça, especialmente riqueza, fama e poder. E uma grande colega professora alertou: "Recebem tudo pronto!". Estamos realmente ensinando processos no cotidiano escolar? E o que dizer de ensinar a Ética nos mais diversos processos contidos nas diversas áreas de conhecimento? Meus ex-alunos costumam apresentar pesquisas plageadas, citando apenas determinadas afirmações sem contexto. Ao serem questionados, citam fontes obscuras. Assim sendo, já não estou tão otimista em relação a novas gerações... Há muitos discursos emblemáticos, repetidos e copiados!

Torço muito para que os bons exemplos, como o de meu pai, não caiam no esquecimento! Torço muito para que os processos sejam reconhecidos, ensinados, aprendidos. Torço muito para que a desesperança não se instale e que seus resquícios deem lugar à ética de mudança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário