terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Mensagem proferida no Culto Ecumênico em Blumenau "Magia do Natal" 2012

Quarto Domingo de Advento 2012, 23 de dezembro.
Irmãos e irmãs em Cristo!
Leio o profeta Miquéias 5. 2-5. Este é um dos profetas menores, de origem campezinha. Traz sua experiência humilde, sabe o que é viver no esquecimento, na nulidade, como vivem os marginalizados. A ideia de um Rei pastorear o rebanho igualmente confirma o conhecimento que o profeta vivenciou. Deus parte do conhecimento e experimentações simples do povo humilde para se fazer compreender.

O profeta está encarregado de reafirmar a aliança de Deus: enviar um Messias, um Rei que governará de eternidade a eternidade. E o seu governo será de Paz. Não a paz que nós, seres humanos imaginamos e vivenciamos, mas o Shalom - a Paz com Deus, a Paz permanente e completa, a Paz entre as pessoas, entre nós, com justiça plena.

A promessa de Deus é de que este Rei alcançará os lugares mais distantes da Terra e virá sem exércitos, virá na humildade, na simplicidade.

Para nós essas promessas parecem ilusórias, irreais. Há, entre nós a dualidade, a falta de sossego, de amor, de segurança. Existe angústia, opressão, medo, solidão, ausência de felicidade. Consumo, exclusão, sofrimento, vazio.
Muitos de nós pensam: as histórias de Natal são sempre as mesmas. Há tantos gostos e desgostos. E atualmente fazemos tudo antes do dia 25 de dezembro e no dia mesmo há um imenso vazio, há uma imensa angústia: como vou ocupar meu tempo agora? Esquecemos que o dia 25 de Dezembro é o dia alusivo ao Natal do Senhor. É nesse dia que Deus quer acabar com o vazio existencial, o vazio da alma, o vazio de vida. É Natal porque Jesus, o Salvador nasceu, assim como representam as belas imagens do presépio montadas em diversos pontos desta cidade, assim como os textos bíblicos dos evangelistas relatam.

Cristo oferece Perdão, Paz, Salvação! Deus mostra-nos o caminho da verdade e da vida através do tempo de Advento e do período de Natal, até o dia 06 de Janeiro, outra data importante, que marca a visita dos Reis magos, dos estrangeiros ao Filho de Deus.

O poder de Deus não pode ser subestimado! Shalom é integralidade e integridade de vida, boa, honesta, agradável a Deus, para a qual fomos criados. Cristo visitou o mundo e trouxe a Graça que há somente Nele!
Somente em Cristo há esperança, vida e verdadeira alegria. Nasceu o Salvador! Isso merece nossa atenção e mudança em nossas atitudes, em vários ítens de nossos modos de vida. Que cada qual possa examinar com atenção, sensibilizar-se com a miséria, humanizar-se e viver como batizado ou batizado, cumprindo a vontade de Deus. Amém.


Lembre-se: ao utilizar parte ou todo deste blog cite a Referência. A autora agradece!


Nenhum comentário:

Postar um comentário