segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A morte explicada para crianças

Relato de uma experiência

As crianças até cerca de 12 anos tem perguntas simples, ao que é indicado respostas igualmente simples. Muitas vezes a família não sabe como agir em relação ao tema "morte".

Em determinado ano, escola pública, com um grupo de 11 a 13 anos, utilizei o texto de Leo Buscaglia, "A história de uma folhaUma fábula para todas as idades", da ed. Record – 16ª edição, para ilustrar o que ocorre quando uma pessoa falece.

Fiquei muito satisfeita com os resultados obtidos na avaliação geral, considerando a realidade famíliar daquele grupo. A médio prazo o grupo apresentou índices de maturidade além dos já avaliados anteriormente.

O desafio que acrescento hoje, após reler as anotações, é de que Solidariedade não é algo que se ensina na teoria, mas que necessariamente passa pela experimentação prática, concreta, numa interação entre os atores naquele espaço e naquele tempo. A criança sente o mesmo que adultos, porém não tem recursos, palavras e ações e outras possibilidades de expressão, para dar vazão ao que se passa em seu interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário