domingo, 4 de outubro de 2009

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco de Assis foi um monge que viveu há muito tempo e era um grande amigo da natureza e dos animais. No ano de 1182, final do século XII, nasceu na cidade de Assis, na Itália, Giovanni Bernardone. Era um jovem cavaleiro, rico, animado e muito prestigiado, filho de um rico comerciante de tecidos. Apesar de ter muito dinheiro e amigos, a vida lhe parecia vazia. Sentia que Deus o chamava a viver uma vida nova.

Certo dia, vendeu mercadorias da família para reformar uma igrejinha que estava há muito tempo abandonada. Seu pai não aceitou a atitude do filho e ficou enfurecido. Então, Francisco renunciou à herança e escolheu o caminho da pobreza e de uma vida com simplicidade.

Francisco passou muito tempo vivendo como eremita, perto da cidade de Assis. Eremita é um monge que vive solitário e que gosta de ficar muito tempo sozinho para poder meditar e orar a Deus. Mas, Francisco não ficava só orando. Ajudava os pobres e os doentes, consertava igrejas e vivia com humildade. Como Jesus, Francisco também sabia que a oração e a ação precisam caminhar juntas.

Havia outra coisa que chamava muito a atenção na maneira como o jovem Francisco viva a sua vida. Era o grande amor e respeito que ele sentia pela natureza e pelos animais. Chamava a todos de irmãos e irmãs. Protegia carinhosamente a todas as criaturas.

Conta a história que ele viva cercado de pássaros e que esses vinham comer da sua comida. Defendia com igualdade desde o feroz lobo até a cigarra amiga, que o acordava pela manhã, quando apontavam os primeiros raios de sol. Louvava e agradecia a Deus pelo irmão sol, pela irmã lua, pela irmã flor, pelo irmão lobo, porque entendia que todos foram criados pelas mãos do mesmo Criador, que acolhe e ama a sua criação.

Francisco foi um grande imitador do Mestre Jesus. Como ele, viveu na pobreza, com humildade e simplicidade. Ouvia os aflitos e auxiliava os doentes. Sua maneira de viver foi tão intensa que seu exemplo de vida ainda tem valor em nossos dias. Durante um período de sua vida, esteve muito doente, mas jamais deixou de agradecer a Deus pela vida. No dia 3 de outubro de 1226, morreu cantando. O povo cristão reconheceu nele um fiel seguidor de Jesus Cristo. Por isso, ainda hoje podemos seguir o exemplo desse grande amigo das pessoas necessitadas, da natureza e dos animais.

Mais detalhes você pode conferir no filme "Francesco", uma Biografia de São Francisco, de 1989.
História é assim.
A ordem dos Franciscanos, ICAR, segue vários dos preceitos de seu fundador.
Certamente há muitas informações que podem ser obtidas diretamente com esta Entidade Religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário