terça-feira, 19 de março de 2013

A Cooperação e o Voluntariado I

Agora vivo num dos berços esplêndidos da Cooperação. De grande valor, a cooperação é uma bela virtude humana. Neste berço as pessoas utilizam a cooperação para fins monetários. Há várias cooperativas de crédito e de consumo, cujos associados ávidos pelos divulgados lucros, não estão muito interessados em colaborar, porém estão interessados em consumir.

O modo de vida, com o sistema capitalista, induz ao consumo, e, por consequencia, ao desperdício de todo o tipo de produção. Certamente o consumo é oposto à economia, embora o estado líquido dos conceitos induzam a pensar na palavra "Economia" no seu status científico. Aqui quero trazer a palavra associada aos conceitos empíricos e populares da ação de poupar, isto é, evitar gastos.

O princípio da cooperação está em todo espaço e em todas as relações interpessoais. Aliás, as empresas e pessoas cooperativadas utilizam exemplos da natureza para demonstrar o funcionamento de uma cooperativa, sob o lema "Cooperação", como por exemplo, as colméias, que não possuem rainha. Outros utilizam florestas e outros ainda se valem de rodas de moinhos, que não tem o eixo central. Nas relações sociais, seres humanos associam-se por afinidade e por interesse, executando rituais de cooperação para alcançar um objetivo comum e após alcançá-lo desfazem a associação ou grupo.

Nesse sentido, é um grande desafio ensinar "cooperar", "cooperação". É preciso vivenciar ações que indicam graus diversos de cooperação entre grupos ou indivíduos. É nesse sentido que entra o conceito do voluntariado. Encontrar-se em "estado voluntário" significa estar disposto a contribuir com dons e talentos para o bem comum da humanidade e não apenas de um grupo que apresenta uma iniciativa bastante específica, como os exemplos que citei acima, quais sejam, as cooperativas de crédito e as cooperativas de consumo. Portanto, ao trabalhar em sala de aula com a temática da Cooperação é preciso citar outros dons e talentos que estão presentes nos pretensos integrantes de uma cooperativa efetiva, sendo uma delas, o voluntariado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário