segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Parabéns

Parabéns! Bicho protegido, criança, professora. É tudo isso no mês de outubro. Dou-me conta da contagem regressiva deste ano... E ainda há Reforma Luterana, Dia de Finados, Proclamação de República, Dia da Bandeira, Dia de Ação de Graças, e logo, sim, logo iniciam as celebrações de Advento.

Você vai considerar que a publicação está equivocada... Já deixei em outro ano meu protesto veemente contra o destaque a certos grupos em determinadas datas, em detrimento ou esquecimento de outros... Retorno com vigor: ao parabenizar as crianças só no dia 12 de outubro e no resto do ano estar a criticar... é melhor que nem se gaste a energia a pronunciar as letras formadoras da palavra. Além disso, qual é a relação entre ensino, religião, educação, cidadania, eleição, mobilidade urbana, individualidade?

Percebo que estamos num anestesiamento, numa inércia enquanto povo no que se refere a pensar educação no sentido de independizar-se de certos modismos. É preciso compreender quem os produz. E, naturalmente, opor-se de maneira condizente e convincente. Está na moda falar em cidadania e defendê-la. No entanto, as eleições comprovaram que 30% omitiram-se do direito de votar. Está na moda dizer da necessidade de pensar em mobilidade urbana. No entanto, a área urbana não comporta novas rotas e o governo incentiva o transporte individual através da isenção do IPI. Está na moda falar em garantir e gerar renda própria. No entanto, não há ensino no nível fundamentar sobre como funcionam as cooperativas.

Parabéns, sim! Comprometimento, também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário