quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ovos, Páscoa e Chocolate

Na próxima segunda-feira, Segundo Dia de Páscoa, será o dia da exibição de ovos, brinquedos, roupas e todos os tipos de brinquedos, embora o grande destaque será para as guloseimas. É claro que não se pode exibir tudo tipo "ao vivo", afinal tem ovo grande, pesado e delicioso demais! Mas isso não é mais problema, afinal foto serve prá quê?

Prezados, prezadas!
Papo de gente grande... apenas como exemplo, mera e humilde simulação. No entanto, o que quero apontar é a questão do exibicionismo. Dito assim, antigamente grave defeito, hoje atitude aplaudida, ainda que seja com uma simples menção de sorriso irônico nas faces, de gente grande, antes respeitadas, hoje banalizadas.

A educação por estas terras tupiniquins ficou tão informal, tão voluntária, tão gratuita que torna-se banal, ineficaz e um bonito jogo do "faz de conta". Pena, pois esse jogo já foi anunciado na década de 80, tempos de abertura política. Agora, no mundo da liquidez, tudo se pode, inclusive o exibicionismo de fazer de conta que se aprende, que se ensina... inclusive um dos sete pecados capitais, qual seja a avareza.

Confio e espero que a longa história das tradições pascais não seja esquecida. Portanto, algumas dicas de trabalhos pedagógicos pós-páscoa cá estão:
1. Os ovos quando entregues vazios representam o túmulo vazio de Jesus. Cristo ressurreto já não está mais lá.

2. Os ovos representam a ressurreição de Cristo, assim como a esperança da nossa ressurreição para a Vida Nova e Eterna. Os ovos contém vida em si - os ovos da natureza, lógico.

3. Somente no século XIX, tempo do grande desenvolvimento industrial, com a autumação de vários trabalhos, os ovos receberam doces, isto é, tornaram-se de chocolate ou suspiro. Para atrair as atenções seus fabricantes os decoraram. O desenvolvimento da indústria do chocolate tem  o ano de 1828 como referência. A partir de então o cacau teve grande valorização no mercado internacional.

4. Os ovos já foram presenteados pelos romano-germânicos por volta de 1300. Em Worms, Alemanha os estudiosos encontraram nas escavações as comprovações de data.
Em alguns casos estão associados a oferendas, como no Egito antigo, como símbolos de fertilidade, isto é, para que o povo não passe necessidade é preciso agradar aos deuses oferecendo-lhes uma parte da própria produção.

5. A sugestão de inserir no ovo apenas uma mensagem iniciou na Inglaterra, sento então utilizado como um presente.

6. Os cristãos presenteiam ovos uns para os outros indicando o desejo pela Ressurreição. Os primeiros que o fizeram utilizaram ovos da natureza.

7. As dimensões de Ressurgimento vem a partir da observação precisa da natureza no Hemisfério Norte, em que o período da Páscoa coicide com a Primavera.

8. Cuidado com os entendimentos quanto aos ovos e aos coelhos. Os dois elementos são simbólicos e distintos. O que eles trazem de comum é o fato de serem símbolos de fertilidade.

Esses são alguns dos aspectos... Assim, toma-se a atitude de tirar o foco do exibicionismo e do jogo do faz de conta.


Muito obrigada por visitar este blog. Ao inspirar-se para o seu trabalho, cite-o nas Referências, pelo que, em nome da honestidade, agradeço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário