domingo, 12 de fevereiro de 2012

O tempo das tendas

As tendas sempre foram um grande mistério para mim... Por isso, resolvi desafiar um grupo de alunos para falar do assunto. O pessoal ficou muito animado. Procuramos um lugar para estender a tenda e logo encontramos. O lugar era maravilhoso. Tudo combinado, organizado. Mas choveu, e desistimos.

Em outros momentos tendas são estendidas. Nos meios eclesiásticos volta e meia se ouve sobre isso. Muitos participam, porém não sabem a origem e sua importancia. Justamente nos meios eclesiásticos cristãos há que se resgatar esta temática à luz do evangelho e da fé.

Várias passagens no Antigo Testamento das Sagradas Escrituras citam "a tenda", ou "tendas".
A tenda é o lugar provisório, dos caminhantes, dos peregrinos. É um local de abrigo passageiro, é lugar de oração e reflexão. Encontramos várias referencias: Gênesis 26. 25; Gênesis 31. 25.
As tendas eram feitas com couro e pêlos de cabra.
No período do Êxodo o próprio templo central para adoração a Deus era um tenda, descrita em Êxodo 26. 7. Essa tenda contem a "Arca da Aliança", onde são guardados os 10 Mandamentos, Êxodo 25 e 26.

Encontramos referências na festa judaica da festa das tendas ou do Tabernáculo, que está associada à festa da Colheita ou Ação de Graças. Há o Salmo 84, 5-6, associado à idéia de gratidão e o Salmo 27. 5, esse associado à rocha, isto é, fortaleza ou proteção.

Também no Novo Testamento encontramos várias citações que envolvem "tendas", sendo que a mais relevante é Atos 18. 1-3, que apresenta o ofício de Paulo, sendo a fonte de sustento a feitura de tendas.

Como lemos, há muito a descobrir na questão bíblica das tendas. É interessante incentivar as crianças a estenderem suas tendas no sentido de buscarem "a casa", local de convívio além da dimensão religiosa, isto é, um local de oração, de contemplação dedicado a Deus. Certamente haverá boas oportunidades para em 2012 trabalhar esta sugestão didática.

Ao utilizar esta sugestão, lembre-se de incluir em seus escritos a referência.
O material é de livre circulação, para uso didático, citando-se a autoria e a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário