segunda-feira, 28 de março de 2011

Reflexões em torno d'A Criação

Um texto motivador para discentes e docentes é de Rubem Alves, que passo a transcrever:

"O JARDIM

Como o olho que só é olho se for transparente, Deus se dá, transparente e invisível para que, através dele, possamos ver a vida com novos olhos...
Coisa igual acontece com a luz do sol. Diante dos olhos ofusca e cega, mas às nossas costas é graciosa e sorridente, e dela se derrama o arco-íris. E nasce a beleza que se vê, dádiva da luz que não se vê...
E assim também Deus, invisível, às nossas costas, escondido, absconditus, como diziam os teólogos de antigamente, vai-se dando a nós pelas coisas que nos faz ver.

A questão não é ver Deus.
A questão é ver com Deus.
"E viu Deus que tudo era muito bom."
Tudo?
Sim.
Universo, em torno de um jardim.

Diziam os astrônomos do passado: "Gira tudo em torno da Terra." Disseram os outros, mais modernos: "Gira tudo em torno do sol." Tanto num caso quanto noutro gira tudo em torno de uma coisa, pequena ou grande, fria ou quente, e o homem não faz diferença. Mas diz Deus, sorridente e brincalhão: "Gira tudo em torno de um jardim. Universo-jardim."

Jardim: natureza graciosa, amiga.

Amizade entre os homens e as coisas, o homem e os bichos, o homem e as plantas. E se combinam as formas, as cores, os ruídos das aves, dos insetos, do vento, para que tudo seja belo e faça a alma feliz..."

E eu, hoje, aqui, termino por aqui... Com as sugestões:
1. Que se desafie a imaginação de nossos pares e estudantes a imaginarem de que a ação de Deus continua existindo até hoje, num ciclo sem fim.

2. Que se verbalize quais são os giros de agora, que norteiam as rotações no mundo, considerando duas questões: primeiro, a guerra na Líbia, resultante da interferência e ganância internacional; segundo: os resultados da catástrofe no Japão, principalmente as questões nucleares.

3. Que se relacione em ítens quais tem sido os esforços de homens em busca do paraíso perdido, considerando a parte do texto que fala "Amizade entre os homens e as coisas (...)  feliz...".



Direitos do texto reservados para: ALVES, Rubem. Creio na ressurreição do Corpo: meditações. CEDI, Tempo e Presença, Rio de Janeiro, 1982, p. 41
Material para fins didáticos - lembre-se de citar a referência.


domingo, 27 de março de 2011

Textos sobre A Criação

Alguns recursos disponíveis:
1. Relatos Bíblicos
Gênesis 1 e 2
Gênesis 3 - consequencias de seguir a serpente;
Isaías 11. 1-9 - o sonho do paraíso
Salmo 8 - relato da criação
Salmo 104


2. Posicionamentos oficiais sobre Preservação da Natureza
1. Estocolmo (1972): As relações entre o meio ambiente e o ser humano.
2. Protocolo de Montreal (1987): Substâncias que empobrecem a camada de ozônio (CFC).
3. Eco 92 Brasil (1992): Consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável.
4. Protocolo de Kyoto (1997): Redução das emissões de CO² e dos gases de EE. EUA, Canadá e Austrália não assinaram.
Comentários sobre o Protocolo de Quioto:  http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/analise/ecologia-e-socialismo
5. Bali, Indonésia (2007): Um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto;
6. Bonn, Alemanha (2009): sobre a meta global de redução de emissões para os países industrializados, juntamente com as metas individuais para cada país;
7. Copenhague, Alemanha (2009): Como reagir ás mudanças climáticas. Mas nõ atingiu os planos de discussão almejados;

3. Legislação principal:
Lei 9985: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9985.htm

Boa pesquisa prá vc!

A Criação

Imagens da Criação...





Direitos reservados para Editora Sinodal, São Leopoldo-RS.


Tempo de Quaresma 2011

Recebi várias solicitações para postar as reflexões em torno das temáticas que norteiam a Quaresma 2011.
Há vários links com materiais disponíveis e que são ótimos para o trabalho com as séries finais do Nível Fundamental e também com o Nível Médio.
Insiro alguns que estou utilizando atualmente:
1. A criação geme em dores de parto - Campanha da Fraternidade 2011 - CNBB
http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/241-cf-campanha-da-fraternidade/349-cf-2011.

2. Paz na Criação de Deus - Tema do Ano 2011 - IECLB
http://www.luteranos.com.br/articles/17000/1/Trabalho-em-Grupos/1.html

Bom trabalho a todos!

terça-feira, 8 de março de 2011

E não me canso de cantar

Uma linda canção apresenta o estrebilho... Ilustra bem o que passa por um feminino-criador no piscar do tempo, marcada pela luta de mulheres que pouco tem a comemorar e muito tem a lastimar. Na tradição cristã o canto participativo, comunitário, coral tem a função consoladora. "Quem canta seus males espanta" é adequado, preciso, primoroso. "Prá não dizer que falei de flores" devia ser prá não dizer que não falamos nas flores, mas isso é bem subjetivo, não subversivo como no tempo já ido. Mulher gosta de receber homenagem, flores, cartão, presente, e jamais esquecerá das lutas.

Fiz uma listinha de meus afazeres no dia de hoje e algo faltou. Lembrei-me da mensagem e pus-me a escrever, repensar, listar, atualizamente. Tudo prá contentar um capricho - e, sem falsa modéstia, consegui que meus caros colegas e alunos se inspirassem! Senão, vejamos:

"As mulheres são fantásticas

A mãe e o pai estavam assistindo televisão quando a mãe disse:
- Estou cansada e já é tarde. Vou deitar.

Foi à cozinha fazer os sanduíches para o lanche do dia seguinte na escola. Passou água nas taças das pipocas, tirou a carne do freezer para o jantar do dia seguinte. Confirmou se as caixas dos cereais estavam vazias, encheu o açucareiro, pôs tigelas e talheres na mesa e preparou a cafeteira do café para estar pronta para ligar no dia seguinte.

Pôs ainda umas roupas na máquina de lavar, passou uma camisa a ferro. Pregou um botão que estava caindo.  Guardou umas peças de jogo que ficaram em cima da mesa, e pôs o telefone no lugar. 

Regou as plantas, despejou o lixo, e pendurou uma toalha para secar.
Bocejou, espreguiçou-se, e foi para o quarto.

Parou ainda no escritório e escreveu uma nota para o Professor do filho, pôs num envelope junto com o dinheiro para pagamento de uma visita de estudo, e apanhou um caderno que estava caído debaixo da cadeira.

Assinou um cartão de aniversário para uma amiga, selou o envelope, e fez uma pequena lista para o supermercado.  Colocou ambos perto da carteira.
Nessa altura, o pai disse, lá da sala:
- Pensei que você tinha ido se deitar.

- Estou a caminho.  - respondeu ela. 

Pôs água na tijela do cão e chamou o gato para dentro de casa.  Certificou-se de que as portas estavam fechadas.  Espreitou para o quarto de cada um dos filhos, apagou a luz do corredor, pendurou uma camisa, atirou umas meias para o cesto de roupa suja e conversou um bocadinho com o mais velho que ainda estava estudando no quarto.

Já no quarto, acertou o despertador, preparou a roupa para o dia seguinte e arrumou os sapatos. 

Depois lavou o rosto, passou creme, escovou os dentes e acertou uma unha quebrada.

A essa altura, o pai desligou a televisão e disse:
- Vou me deitar. 

E foi.  Sem mais nada.

Notaram aqui alguma coisa de extraordinário? Ainda perguntaram por que é que as  mulheres vivem mais e porquê são tão Maravilhosas...

PORQUE SÃO MAIS FORTES... FEITAS PARA RESISTIR...
Elas vão amar!

E para os homens também: pode ser que eles percebam alguma coisa...
“Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la”.

(Carlos Drummond de Andrade)"

Considero o texto acima com uma potencialidade teatral interessante. Além disso, faz pensar nas listinhas que temos que fazer com as atividades diárias. Não é novidade sobrecarregar uma parte, enquanto a outra fica ociosa. Encontramos exemplos em toda parte. Mas esta já é a tarefa de reflexão dada aos alunos, leitores deste blog e outros que consideram leitura um grande ganho em sua vida.
E, não se cansem de cantar as alegrias de ser mulher ou de ter uma mulher em suas vidas!
Parabéns a todas as mulheres!


quinta-feira, 3 de março de 2011

A parcialidade prejudica a reflexão

Não é novidade que muitos são contrários ao Ensino Religoso no Brasil. Infelizmente, por falta de conhecimento, por falta de reflexão teórica ocorrem graves enganos quanto ao conteúdo, quanto a objeto, quanto aos objetivos do Ensino Religioso Brasileiro.
O Grupo de Pesquisa Religião e Educação - GPER, tem mantido a periodicidade de seus documentos, posições, discussões pedagógicas, num exemplo explícito de que é possível compreender-se parte integrante do currículo brasileiro este importante campo de conhecimento. Em seu último boletim, 291, de 02.03.11, traz o seguinte edital:
"no final de semana um jornal de grande circulação divulgou três textos sobre o Ensino Religioso. Recolheram experiências negativas da aplicação deste componente curricular, além de ilustraram com o desastroso acordo realizado com  o Estado do Vaticano que por motivos eleitoreiros foi apoiado pelo Presidente Lula e que ao apoiar este acordo que não foi discutido negou a pluralidade religiosa do país. O resultado é que temos duas ações no Supremo Tribunal discutindo a questão confessional em um país laico. Entretanto, o que mais chamou atenção nos textos foi o fato de que os jornalistas divulgaram que São Paulo é uma referência sendo o estado que “fez uma leitura crítica dos mandamentos constitucionais e se definiu pelo ensino não confessional. As crianças têm aulas de história das religiões, no que é provavelmente a única forma de aliar o ensino religioso com o princípio da laicidade do Estado”, estranhamente é a Unidade da federação com a menor referência e consideração sobre esta disciplina. Professores e Professoras, no momento em que a imprensa do eixo Rio-São Paulo olharem para as significativas experiências educacionais deste imenso BRASIL, não apenas de uma micro região irão verificar que existem grandes propostas. É necessário respeitar o país e não reduzir a educação a um &ua cute;nico olhar. Existem equívocos sobre esta disciplina, mas existem novos caminhos já estabelecidos com o sério trabalho realizado por professoras e professores !!! Vamos aguardar que as boas experiências sejam divulgadas e valorizadas por nossos jornalistas !!!"

Certamente temos que repensar estas questões.

Fonte:
http://www.gper.com.br/newsletter.php?id=199