segunda-feira, 28 de março de 2011

Reflexões em torno d'A Criação

Um texto motivador para discentes e docentes é de Rubem Alves, que passo a transcrever:

"O JARDIM

Como o olho que só é olho se for transparente, Deus se dá, transparente e invisível para que, através dele, possamos ver a vida com novos olhos...
Coisa igual acontece com a luz do sol. Diante dos olhos ofusca e cega, mas às nossas costas é graciosa e sorridente, e dela se derrama o arco-íris. E nasce a beleza que se vê, dádiva da luz que não se vê...
E assim também Deus, invisível, às nossas costas, escondido, absconditus, como diziam os teólogos de antigamente, vai-se dando a nós pelas coisas que nos faz ver.

A questão não é ver Deus.
A questão é ver com Deus.
"E viu Deus que tudo era muito bom."
Tudo?
Sim.
Universo, em torno de um jardim.

Diziam os astrônomos do passado: "Gira tudo em torno da Terra." Disseram os outros, mais modernos: "Gira tudo em torno do sol." Tanto num caso quanto noutro gira tudo em torno de uma coisa, pequena ou grande, fria ou quente, e o homem não faz diferença. Mas diz Deus, sorridente e brincalhão: "Gira tudo em torno de um jardim. Universo-jardim."

Jardim: natureza graciosa, amiga.

Amizade entre os homens e as coisas, o homem e os bichos, o homem e as plantas. E se combinam as formas, as cores, os ruídos das aves, dos insetos, do vento, para que tudo seja belo e faça a alma feliz..."

E eu, hoje, aqui, termino por aqui... Com as sugestões:
1. Que se desafie a imaginação de nossos pares e estudantes a imaginarem de que a ação de Deus continua existindo até hoje, num ciclo sem fim.

2. Que se verbalize quais são os giros de agora, que norteiam as rotações no mundo, considerando duas questões: primeiro, a guerra na Líbia, resultante da interferência e ganância internacional; segundo: os resultados da catástrofe no Japão, principalmente as questões nucleares.

3. Que se relacione em ítens quais tem sido os esforços de homens em busca do paraíso perdido, considerando a parte do texto que fala "Amizade entre os homens e as coisas (...)  feliz...".



Direitos do texto reservados para: ALVES, Rubem. Creio na ressurreição do Corpo: meditações. CEDI, Tempo e Presença, Rio de Janeiro, 1982, p. 41
Material para fins didáticos - lembre-se de citar a referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário