domingo, 5 de dezembro de 2010

Em ritmo de final de ano

Aos poucos vamos encerrando conteúdos, avaliações. É sempre interessante comparar os resultados obtidos em novembro e dezembro com as expectativas escritas, faladas, documentadas no início do ano letivo. O encerramento propõe esta comparação e tomadas de decisão para o futuro. Por isso, ao desenvolver as últimas aulas é possivel abordar curiosidades e executar pinturas e desenhos vinculados às questões culturais.

As propostas no campo do Ensino Religioso Escolar também contemplam esses aspectos. Tenho aproveitado técnicas de Dinâmicas de Grupo para propor autoavaliações. Ao mesmo tempo alunos do Nível Fundamental, de 5º a 9° anos, não perderam o gosto por usar cores e realizar traçados. A proposta é falar sobre as tradições de encerramento de ano nas diversas culturas.

Pode-se partir para curiosidades, como: o ano judaico não termina no mesmo período do ano civil; o ano chinês também tem características e festejos próprios. A data de 25 de dezembro para festejar o nascimento de Jesus é uma simbologia, adotada por todas as Igrejas de tradição Cristã. Enfim, certamente não faltará conteúdo para ser desenvolvido neste aspecto.

Algumas sugestões de ilustrações a serem feitas:





Referência para mandalas: http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/209-desenhos-para-colorir-Mandalas.html

Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário