terça-feira, 4 de maio de 2010

Exemplo de mãe

Leo Buscaglia, autor de vários livros, conferencista internacional, certa vez participou de um concurso. Eis aí um dos vencedores:

"Conta uma testemunha ocular de Nova York:
Num frio dia de Dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrine e tremendo de frio.
Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:
- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrine!
- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto...
A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia duzia de pares de meias para o menino. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha. Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Calçando-as nos pés do garoto, ela também comprou-lhe um par de sapatos. Ela amarrou os outros pares de meias e entregou-lhe. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse:
- Sem dúvida, vai ser mais confortável agora.
Como ela logo se virou para ir, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, com lágrimas nos olhos e perguntou:
- Você é a mulher de Deus?"

Trouxe este exemplo para meus leitores internautas, professores de Ensino Religioso Escolar e outros interessados no assunto na semana de 2010 que antecede o Dia das Mães. Creio que pessoas resposáveis e cooperadoras podem transformar datas capitalistas em datas de significativa reflexão para com quem convive.

Aos alunos, dependendo de seu contexto, poder-se-ia motivá-los ao teatro;
A outros já poder-se-ia aplicar um questionário oral e escrito, aprofundando a questão bíblica e diaconal... não é apenas uma referência ao lava-pés cristão. A ação de cuidado está presente e quem age é mulher. Se fosse um homem, qual seria a reflexão - pergunta do menino? Foi a atitude materna que levou a mulher a ajudar o menino? O que se espera da mulher, da mãe? Que visão de mulher e mãe este menino levou para sua vida, em sua opinião?


Bem, agora, ao trabalho! Amplie, você... E não se esqueça: nas referências coloque sempre a verdade: o link para este blog, quando você utilizar este material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário