O encontro com objetos
" No começo, eram visíveis ar, terra e ar.Depois, com o desenvolvimento, surgiu o manuseio do fogo."
Ar - terra - água - fogo
O que é possível fazer com esses quatro elementos?
Para quê eles são úteis / importantes?
... espera-se que surjam idéias como:
+ manuseio da água com terra: argila
+ manuseio do fogo com água: vapor, alimento
+ manuseio da água para o fogo: eliminação da labareda
+ manuseio do ar: o sentido do fogo sem oxigênio
Quais são as experimentações seguras que as crianças e adolescentes fazem com esses elementos?
A dinâmica acima é uma boa entrada para o tema "Como as religiões explicam a existência da vida".
Ler, interpretar, compreender é atitude constante na ótica interdisciplinar. Esta é tarefa específica da escola, que não pode esquecer de permitir a complexidade e utilizar os elementos concretos na infância e adolescência.
A dinâmica acima permite aprofundar a temática, conforme participação, interesse e conhecimento pré-existente na turma. A partir das falas que ocorrem é possível perceber a riqueza contida:
"[nosso] planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensões mútuas. Dada a importância da educação para a compreensão, em todos os níveis educativos e em todas as idades, o desenvolvimento da compreensão necessita da reforma planetária das mentalidades; esta deve ser a tarefa da educação do futuro". MORIN, 2001, p. 104.
Assim, após a dinâmica inicial você, professor, professora pode desenvolver atividades relacionadas à inter-comunicação, à pesquisa nas referências tanto bibliográficas quanto nos meios eletrônicos, e à produção de uma escultura, de modo grupal, considerando "Como as religiões explicam a exictência da vida": com os materiais disponíveis criá-la. Pode ser classificada como engraçada, criativa, assustadora, provocadora, bonita.
Ao utilizar esta sugestão coloque a Referência. Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário