domingo, 7 de fevereiro de 2010

Mais calor e justiça


A campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 será lançada dia 17 de fevereiro. O tema propõe a reflexão e a ação sobre a Economia voltada para o bem comum, mais especificamente à Vida digna para todos os seres humanos. A chama da justiça deve contemplar, dentre outras, a questão da Reforma Agrária, especialmente na preocupação que se levanta em relação a forma como tem sido conduzido o processo de criação de agronegócios.

Há milhões de excluídos no Brasil, ex-trabalhadores rurais, que enchem favelas e lutam pela sobrevivência. Parece o discurso de 1980 e anos seguintes. No entanto, com o surgimento do neoliberalismo o problema de exclusões agravou-se e a análise conjuntural e ética precisa inspirar-se no Evangelho a fim de buscar alternativas. "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.", Mateus 6. 24 

O avivamento das Comunidades Eclesiásticas de Base, os encontros bíblicos nas Igrejas Luteranas, os encontros setorizados, entre outras iniciativas buscam trazer acolhimento, aconchego, calor humano e paz para pessoas em situações limítrofes. Algumas destas trazem consigo filhos e filhas, queridos, que são nossos alunos. Portanto... também a Educação Formal tem sua contribuição e testemunho a dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário