domingo, 28 de fevereiro de 2010

As tradições e a Religiosidade

Penso ser de suma importancia olharmos coletivamente o significado das palavras e transformar semanticamente este resultado à guisa das realidades brasileiras bem contextualizadas. Senão vejamos:
TRADIÇÃO: Do latim traditio, de tradere. Dar, entregar, transmitir. Tradição é a ligação viva com o passado. A tradição faz com que as pessoas sintam o quanto elas estão unidas aos que as precederam, e o quanto estes continuam atuantes no íntimo de seu ser.
TRADIÇÃO RELIGIOSA: uma crença ou prática religiosa passada de geração em geração, que vincula as pessoas a determinados padrões éticos, atitudes e valores culturais de tipo religioso, orientando suas vidas. A transmissão é socializada de forma oral, escrita ou pela imitação de exemplos de vida.

As tradições religiosas estão ligadas à Espiritualidade, que é o conjunto de atitudes, crenças e práticas que fazem parte da vida das pessoas e que as ajuda a alcançar realidades supra-sensíveis e a ter um relacionamento com o Transcendente, consigo mesmas e com outras pessoas e com o mundo. A Espiritualidade está presente em todas as religiões.

Todas as religiões possuem Tradições Religiosas, sejam elas históricas ou adotadas. É este o divisor para classificar as características de cada Religião para fins didáticos. A história de cada Religião explica como se constitui determinada tradição. Assim vislumbra-se o cenário religioso de um país.

As cenas de 2010 contam as sagas relacionadas ao Judaísmo. Temos a informação de que recentemente foram gravadas imagens da história da Rainha Ester, Antigo Testamento, Bíblia, de modo atualizado, em produção brasileira e cujo enfoque básico é a abastança que um governo justo pode trazer a um povo.
Também podemos assistir, e com ampla divulgação, a participação de um judeu em um reality show. Estes são exemplos de uma das Tradições Religiosas presentes na mídia atual, que facilitam a visualidade de nossos alunos e a melhor compreensão de determinados fenômenos.

Poderíamos apresentar este comentário aos alunos de 8º e 9º ano, assim como Nível Médio e solicitar que busquem outros exemplos televisivos ou midiáticos onde as tradições religiosas estão presentes. Assim estas diferem-se do próprio termo "religiosidade" e "espiritualidade", muitas vezes mal empregado.

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