domingo, 17 de janeiro de 2010

Vigiar e Orar

Uma melodiosa canção, em versos poéticos, reproduz o texto das Sagradas Escrituras, Mateus 26. 41:
"Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir."
Palavras de Jesus quando estava no Getsêmani, preparando-se para o sofrimento.
Contextualizando este verso bíblico apresento uma das interpretações possíveis, à luz do terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.

Tentação nesta ótica
Uma das interpretações para o desastre natural ocorrido no Haiti, vitimando milhares de pessoas, é a prática do "Vudu". Seria então um castigo de Deus àquele país.
Esta afirmativa é uma tentação. Não podemos julgar com Lei quem pensa diversamente de nós. O povo do Haiti já recebeu muitos grupos evangelizadores e a presença da ICAR é forte. Precisamos fugir da tentação e vigiar para que não ocorram julgamentos parciais. Este cabe a Deus. E Deus se revela Amor em Jesus Cristo. A palavra é uma só e definitiva. Jesus Cristo revela o Amor de Deus pela humanidade, de modo incondicional.

O tempo da vigília
Quando a vida é boa ninguém lembra do sofrimento que as gerações anteriores tiveram para organizar o mundo do jeito que está hoje. Tampouco há preocupações voltadas para a correção de erros. Cada pessoa, modo bem individual, vive sua vida, e nem questiona se pode corrigir algo, se pode melhorar algo que está a sua volta. Descompromisso com o entorno é o que há.

Para cristãos e cristãs o entorno não é para outrem. Para cristãos e cristãs as relações diárias com outras pessoas são importantes. No sentido prático, o diário, o cotidiano é entendido como presente de Deus, e há uma relação de gratidão e compromisso, de modo que há sentimentos de observação, de comoção, compaixão, empatia pelas situações vivenciais e há momentos de ação de interferência para modificar uma cena caótica, por exemplo. Para os cristãos e as cristãs cada dia é um dia para cuidar da vida, seja por ações benevolentes, seja por orações ao Triúno Deus. Vigiar, portanto, é cuidar, amparar quem assim necessita.

O tempo da oração
O melhor tempo é o tempo em que se pode orar a Deus. E esta oração é diária, isto é, constante. Orar não é dizer, proclamar, proferir. Orar é agir, obrar, intervir, manusear, mover. Gosto da palavra escrita assim:
OR - AÇÃO
Para os moradores do Brasil é tempo de orar pelo Haiti e por seu povo.
Juntemos nossas orações na forma de prece.
"Misericordioso Deus, console o povo do Haiti e dê-lhes esperança. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário