domingo, 27 de setembro de 2009

Os conceitos norteadores do ERE

Já faz tempo que trabalho com o Ensino Religioso Escolar. Sempre há novidades. A religiosidade humana é mais contemplada na virada dos séculos.

Outro dia, num outro assunto, comentei com uma colega de que é preciso manter o foco, isto é, conjugar os verbos "priorizar" e "objetivar", sem jamais esquecer de que o sujeito da ação pode ser você mesmo, você mesma. De certo modo, quero sublinar e garantir de que as escolhas são subjetivas, pessoais e intransferíveis, mesmo conhecendo os impactos de escolhas coletivas, cujas vantagens e desvantagens temos o privilégio de assistir no campo político. Deste modo, esta publicação e (re-publicação conceitual) oportuniza práticas melhoradas na área do ERE, além da reflexão e conhecimento.

Sábias palavras: "... se correr o bicho pega... se ficar, o bicho come." Fique atento ou atenta! A publicação que originou a conceituação abaixo é um periódico, Jornal do Santuário de Aparecida, 20 a 26 de janeiro de 1996.

RELIGIOSIDADE

Dimensão constitutiva do ser humano, que faz buscar o sentido último da vida, que muitos reconhecem como Deus.


Adesão pessoal a Deus, como Aquele que dá sentido à vida e ilumina seus valores.

RELIGIÃO
É a vivência comunitária da fé em Deus.

ENSINO RELIGIOSO
Educação da religiosidade dos alunos que, ao buscarem o sentido da vida, encontram as razões de existir e de estar no mundo, de relacionar-se consigo mesmos e com os outros, bem como propostas de vida que surgem da descoberta de Deus.

ENSINO RELIGIOSO INTERCONFESSIONAL
Entre grupos de diferentes confissões cristãs, ou “Igrejas”.

ENSINO RELIGIOSO INTER-RELIGIOSO
Entre grupos de religiões diferentes, ou entre pessoas sem religião.

ENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL
Entre grupos da mesma confissão religiosa.

CATEQUESE
É a educação da fé religiosa numa determinada comunidade eclesial.


Quem segue estes princípios, certamente será reconhecido como um bom profissional da área.

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