domingo, 16 de outubro de 2011

Olhares direcionados à história da docência no Brasil e rumo ao futuro

Abaixo material disponibilizado pelo Grupo de Pesquisa do Ensino Religioso...
GPERNEWS 327 - DIA DO PROFESSOR  GPER 
Newsletter nº 327 | Ano 7 | 15/10/2011 | 3290 leitores

Editorial

Caríssimos (as),

a História da Educação trabalha com a mobilização dos acontecimentos históricos...e um acontecimento muito importante e que não poderia deixar de ser lembrado historicamente é o dia do Professor! Este datamento histórico tem inicio no período colonial aqui no Brasil. exatamente no Império momento em que se pensava a necessidade de expansão da escola de primeiras letras... No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), D. Pedro baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. Mas foi somente em 1947 , que ocorreu a primeira comemoração efetivamente .

Através do pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro 1963, se oficializou esta data como feriado Nacional no Brasil.

Para Nóvoa, (2005) o mínimo que se exige de um educador é que seja capaz de pensara sua ação nas continuidades e mudanças do tempo, participando criticamente na renovação da escola e da pedagogia...

Sejamos críticos ao olhar a realidade educacional e pedagógica de nosso país... sejamos igualmente sensíveis e justos ao olhar o educando...ao olhar o discente...ao olhar nosso trabalho docente!

Feliz dia do Professor, a todos vocês... os quais tem a possibilidade de trazer inovações , e qualificação para a atividade docente neste país!

Abraço carinhoso, GPER 
(Texto da Profa. Desirê Lu ciane Dominschek)

Até ali, assim editado e transcrito. Cabe-nos algumas tarefas: parabenizar professores e envolvidos na Educação neste país; ser exemplo de coerência, de honestidade e verdade, testemunhando a própria fé;
ter esperança de que as sementes lançadas através do conhecimento teórico e prático com os dicentes germinarão.
Tenha bons dias como professor e como professora! Abraço a todos e todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário