segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como ensinar o Compromisso

Alguns valores para a vida completa, inteira, com boa fundamentação ética são moldáveis à medida em que há uma boa orientação educacional. Essa tarefa é conjunta, intransferível, grupal, assimilada por todos os atores familiares e escolares. Naturalmente, a participação nas comunidades eclesiásticas facilita essas escolhas por parte de crianças, pré-adolescentes e jovens.

Trabalhei com meus alunos a "História da preguiça", história popular, de autoria desconhecida:

"Esta é uma história sobre quatro pessoas: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém.
Havia um grande trabalho a ser feito e Todo Mundo tinha certeza de que Alguém o faria. Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez. Alguém se zangou porque era um trabalho de Todo Mundo. Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo.
Ao final Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito."

Perguntinhas simples:
a) Quem faria o trabalho?
b) Quem o fez?
c) De quem era o trabalho?
d) Quem poderia tê-lo feito?

O texto escrito informa a redução de sentido, pois apresenta os pronomes indefinidos como personagens.
O professor pode optar em ler o texto, trabalhá-lo e depois apresentá-lo em sua forma escrita.

Lembre-se de citar a referência ao utilizar este material.

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