quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fábula para ensinar a solidariedade

Meus alunos sempre tiveram a noção de linearidade na metodologia pedagógica aplicada. No entanto, no contexto neo-liberal brasileiro, com as novas relações estabelecidas nos diversos aspectos, o emprego da linguagem do contraditório é necessária, especialmente para Nível Médio. Assim, uma das aplicações no decorrer das lições trabalhadas foi a seguinte fábula, com matizes às avessas...

          "Uma senhora viva numa pequena chácara e tinha alguns animais: uma vaca, um porco, uma galinha. E lá também guardava milho na tulha. E havia um rato que morava lá. Esse rato vivia sossegado até o dia em que a senhora resolveu colocar uma ratoeira dentro da tulha. O rato saiu desesperado. Correu até a vaca e disse:
          - Vaca, nós estamos com um problema sério: a senhora colocou uma ratoeira na tulha onde me alimento.
          A vaca deu risada:
          - Como? Nós? Você já viu ratoeira pegar vaca? Eu não tenho nada a ver com isso... Isso é problema seu...
          E a vaca foi-se. Então, o rato, ainda desesperado, correu até o porco:
          - Porco, você é meu amigo! Nós estamos com uma encrenca danada! A senhora colocou uma ratoeira na tulha onde guarda o milho!
          - O que é isso? Eu estou muito longe da tulha... E, além disso, sou bem grande. Essa ratoeira aí não vai me pegar, não... Ratoeira não pega porco. Olhe o seu tamanho, olhe para você: o problema é seu, meu caro.
          O rato não acreditou no que estava escutando... Então, sem apoio, percebendo o perigo da ratoeira ali na tulha de milho, desesperou-se mais e mais. Lembrou-se então da galinha. Correndo, foi falar com ela:
          - Galinha, nós estamos com um problema muito sério!
          - Pelo amor de Deus, rato! Eu já estou cheia de problemas por aqui e você ainda traz mais um para me torturar! O máximo que eu posso fazer é orar por você!
          - Mas tem uma ratoeira lá!
          - Mas isso não é comigo. Isso é contigo!
          O rato nem sabia o que dizer! Foi embora cabisbaixo, até soluçar, soluçou.
          À noite todos a dormir, ouviram sem excessão, um ruído: "Splaft". Imediatamente, todos compreenderam que foi a ratoeira que desarmou. Todos correram para olhar o que acontecera, inclusive o rato, que àquelas alturas encontrara um outro lugar para descansar.
          A senhora da chácara levantou-se e foi verificar o que havia acontecido. Encontrou uma grande cascavel com a ratoeira presa à cabeça. A cascavel se debatia e conseguiu picar a mulher.
          A senhora da chácara foi levada ao hospital à morte pelo vizinho. Ficou vinte dias hospitalizada.
          Depois, recebeu alta com a recomendação de refazer-se da fraqueza que lhe acometia.
          Qual a melhor comida para reforçar a saúde? Canja. Lá se foi a galinha!
          Um mês passou-se. Durante esse tempo recebeu a ajuda de vários parentes para limpar o pasto, plantar as sementes anuais, tratar os animais. Resolveu então oferecer um almoço de gratidão a todos e definiu que o cardápio seria feijão tropeiro. Lá se foi o porco!
          Passaram-se mais alguns dias, a senhora foi à cidade. Constatou que o tratamento que incluia despesas médicas, despesas hospitalares e tudo da internação custou caro. O único jeito da senhora da chácara pagar suas dívidas foi vender a vaca a um açougue."

Desafie aos seus educandos a perceberem as entrelinhas da fábula acima.

Este texto poderia ter outra serventia. Além disso, poderia ter outro título. Fiquei a pensar quantas coisas já li sobre ratos, queijos, milhos, senhoras... Fiz uma pausa para buscar alguns contatos perdidos com gente querida de escolas por onde passei. Interdependência. Esse poderia ser um outro título desse texto... Um dia, numa das escolas por onde passei, alguém alcançou-me a história das estrelas e dos cometas. Qualquer dia escrevo esta a vocês...





terça-feira, 14 de maio de 2013

Atlas digital

Vale a pena conferir...
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE está lançando um ATLAS DIGITAL.
Ele apresenta fotos identificadoras de paisagens e poderá auxiliar no estudo da "Geografia da Religião".
É possível criar atividades interativas e de aquisição de novos conhecimento.
Acesse:

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php