terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Mensagem proferida no Culto Ecumênico em Blumenau "Magia do Natal" 2012

Quarto Domingo de Advento 2012, 23 de dezembro.
Irmãos e irmãs em Cristo!
Leio o profeta Miquéias 5. 2-5. Este é um dos profetas menores, de origem campezinha. Traz sua experiência humilde, sabe o que é viver no esquecimento, na nulidade, como vivem os marginalizados. A ideia de um Rei pastorear o rebanho igualmente confirma o conhecimento que o profeta vivenciou. Deus parte do conhecimento e experimentações simples do povo humilde para se fazer compreender.

O profeta está encarregado de reafirmar a aliança de Deus: enviar um Messias, um Rei que governará de eternidade a eternidade. E o seu governo será de Paz. Não a paz que nós, seres humanos imaginamos e vivenciamos, mas o Shalom - a Paz com Deus, a Paz permanente e completa, a Paz entre as pessoas, entre nós, com justiça plena.

A promessa de Deus é de que este Rei alcançará os lugares mais distantes da Terra e virá sem exércitos, virá na humildade, na simplicidade.

Para nós essas promessas parecem ilusórias, irreais. Há, entre nós a dualidade, a falta de sossego, de amor, de segurança. Existe angústia, opressão, medo, solidão, ausência de felicidade. Consumo, exclusão, sofrimento, vazio.
Muitos de nós pensam: as histórias de Natal são sempre as mesmas. Há tantos gostos e desgostos. E atualmente fazemos tudo antes do dia 25 de dezembro e no dia mesmo há um imenso vazio, há uma imensa angústia: como vou ocupar meu tempo agora? Esquecemos que o dia 25 de Dezembro é o dia alusivo ao Natal do Senhor. É nesse dia que Deus quer acabar com o vazio existencial, o vazio da alma, o vazio de vida. É Natal porque Jesus, o Salvador nasceu, assim como representam as belas imagens do presépio montadas em diversos pontos desta cidade, assim como os textos bíblicos dos evangelistas relatam.

Cristo oferece Perdão, Paz, Salvação! Deus mostra-nos o caminho da verdade e da vida através do tempo de Advento e do período de Natal, até o dia 06 de Janeiro, outra data importante, que marca a visita dos Reis magos, dos estrangeiros ao Filho de Deus.

O poder de Deus não pode ser subestimado! Shalom é integralidade e integridade de vida, boa, honesta, agradável a Deus, para a qual fomos criados. Cristo visitou o mundo e trouxe a Graça que há somente Nele!
Somente em Cristo há esperança, vida e verdadeira alegria. Nasceu o Salvador! Isso merece nossa atenção e mudança em nossas atitudes, em vários ítens de nossos modos de vida. Que cada qual possa examinar com atenção, sensibilizar-se com a miséria, humanizar-se e viver como batizado ou batizado, cumprindo a vontade de Deus. Amém.


Lembre-se: ao utilizar parte ou todo deste blog cite a Referência. A autora agradece!


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal 2012!

Pois... o mundo continua dando suas voltas, na velha rotina. Não acabou como era a torcida de tantos seres humanos. E, como o mundo continua é tempo de reafirmar os valores, as crenças, a ética na qual vivemos.
Desejo Feliz e Abençoado Natal 2012 a todos meus leitores e leitoras.

Assim como a mensagem do nascimento do Salvador chegou ao mundo inteiro, na época aos quatro cantos do mundo, assim desejo que a mensagem de Paz que o Senhor Jesus Cristo traz também alcance a todas as pessoas. Shalom!


domingo, 9 de dezembro de 2012

Segundo Domingo de Advento em 2012


Vera Lúcia Chvatal escreve: "Chegará sem demora e já não haverá temor entre nós...
                                            Há de vir o Salvador!
                                            Esperamos contra todas as evidências...
                                            Que a paz, a sabedoria e a força,
                                            Inundem os corações dos filhos e filhas de Deus...
                                            Transformando a violência em Amor...
                                            Esperamos olhar o mundo com os olhos cheios de Amor...
                                            Há de vir o Salvador!



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Coroa de Advento 2012

Uma excelente sugestão para envolver crianças e adolescentes na preparação para o Natal, nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A preparação da coroa poderá envolver materiais alternativos, como, p. ex.: argila, papel jornal para a confecção da mesma. A coroa já indica o Reinado de Cristo para o universo. Precisa-se de galhos verdes de pinheiros, preferencialmente, cujo verde indica perenidade e aponta para a eternidade de nosso Deus. Precisa-se de uma fita vermelha, que indica o envolvimento de Deus em nossa vida e vice-versa. Precisa-se de 4 velas, que podem ser em tons roxos ou vermelhos. A cada semana, preferencialmente no primeiro dia útil, no caso das escolas, uma vela é acessa, iniciando-se da primeira e fazendo-se o conjunto duas, três e quatro, com o passar das semanas. A 5ª vela será branca para o Dia do Natal, caso o grupo quiser realizar a celebração familiar.

 
 
 
Nesta primeira semana, acende-se a primeira vela da Coroa. Pode-se convidar alguém do grupo a fazer uma oração de gratidão a Deus. Lê-se Miquéias 5. 2:
"O Deus Eterno diz: - Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante.”

Após uma canção a ser escolhida pelo grupo, pode-se fazer a oração de intercessão e o Pai Nosso.
Após esse momento continua-se os trabalhos regurlares.
Esta proposta de inserção em sala de aula poderá ser adaptada ao ambiente existente. Caso o prédio disponibilize uma capela o melhor será realizá-la naquele espaço.
Bom proveito a todos e todas!