segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia de Ação de Graças 2012

Como estão os preparativos na sua escola?

Muitas unidades escolares brasileiras já estão expondo artifícios natalinos, embora não seja adequado!

Primeiramente é preciso celebrar a Ação de Graças 2012!
Esta é uma recomendação importante pois o ano só pode ser finalizado com chave de ouro após a celebração de todas as datas significativas, cada uma a seu tempo!
Motive seus alunos a comporem ideias para fazer esta celebração, por turma! Certamente, cada turma terá itens a agradecer, não só a Deus, porém a colegas, professores, coordenação pedagógica, pais, direção...

Aqueles que tiverem alguma ressalva, também devem ser ouvidos.
Nem todos são otimistas, felizes e bem dispostos ao final de uma jornada de estudos!
Aliás, ouvir o que cada pessoa - aluno tem a dizer é uma atitude muito sábia! É verdade que não podemos reagir a tudo, porém a expressão foi feita, a participação ocorreu e isso tem o seu próprio valor.

Quanto ao "COMO" celebrar, cada professor terá seu próprio repertório. No ano passado já publiquei sugestões neste espaço, com poesias e textos. Eu acredito que cada ano há boas iniciativas. Portanto, faço uma listagem de palavras que motivem os alunos e os professores a perceber e escrever exemplos para as Ações de Graças em 2012.
Perdão 
Sinceridade
Compaixão
Paciencia

             Respeito
              Humildade
                Confiança
                   Solidariedade

                                               Liberdade
                                               Cuidado com uma outra pessoa
                                               Bondade
                                               Proteção
                                                             
                                                                                                             Felicidade
                                                                                                              Justiça
                                                                                                                Carinho
                                                                                                                  Amizade


Desejo a vocês um excelente trabalho e muitas reflexões!













segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vida e Morte

A época oportuna de se fazer uma verificação estatística sobre as opiniões cristãs ou não em relação ao céu é novembro! O segundo dia do mês de novembro propicia a discussão. Veja só: uma de minhas alunas relatou que outro profissional de educação falou em "Dia dos Mortos". Aproveitei para fazer um belíssimo levantamento na turma sobre diversos aspectos:
a) Quantos mortos você ou sua família visitou/visitaram no dia de Finados?
b) O que você viu no cemitério? Quais foram as homenagens que você percebeu sendo feitas?
c) Quais palavras ou frases chamaram sua atenção durante sua estada no cemitério?

Em grupos, os alunos conversam sobre as questões acima. Numa segunda etapa registram o que consideram importante e apresentam aos colegas e ao professor.

Discentes podem fazer perguntas ou contar histórias... É comum exemplificar casos. É importante dar o espaço para a expressão, mesmo que não seja a opinião da maioria do grupo. É preciso considerar também que cabe à família a orientação religiosa da criança e do adolescente. Mesmo assim, alguns temas são "proibidos" na família, por desconhecimento, insegurança, falta de coragem. Qual é o espaço em que a criança pode fazer perguntas sobre a questão "vida e morte"?

Neste sentido defendo que o professor deverá identificar qual linha de raciocínio adota em sua própria vida. Ao responder qual é sua própria opinião em relação à morte, o professor estará dando intervenções importantes na constituição do pensamento crítico do discente. Espera-se respeitar as diferenças! Como respeitá-las se não são elucidadas?

Num segundo momento, é preciso procurar o que dizem os escritos sagrados de cada grupo religioso no que se refere à morte. No Brasil a estatística diz que a maioria da população pertence ao cristianismo, mesmo em suas várias formas. Cabe, portanto, a afirmação da Morte e o aguardo pela Ressurreição, baseada nos escritos Bíblicos.

Cabe ao professor trazer algumas afirmações:
"Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disso, o juízo." Conforme Hebreus 9. 27.
"Se Deus é por nós, quem será contra nós? Estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem qualquer criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Conforme Romanos 8. 31-39
Jesus disse: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16. 33


Parabéns

Parabéns! Bicho protegido, criança, professora. É tudo isso no mês de outubro. Dou-me conta da contagem regressiva deste ano... E ainda há Reforma Luterana, Dia de Finados, Proclamação de República, Dia da Bandeira, Dia de Ação de Graças, e logo, sim, logo iniciam as celebrações de Advento.

Você vai considerar que a publicação está equivocada... Já deixei em outro ano meu protesto veemente contra o destaque a certos grupos em determinadas datas, em detrimento ou esquecimento de outros... Retorno com vigor: ao parabenizar as crianças só no dia 12 de outubro e no resto do ano estar a criticar... é melhor que nem se gaste a energia a pronunciar as letras formadoras da palavra. Além disso, qual é a relação entre ensino, religião, educação, cidadania, eleição, mobilidade urbana, individualidade?

Percebo que estamos num anestesiamento, numa inércia enquanto povo no que se refere a pensar educação no sentido de independizar-se de certos modismos. É preciso compreender quem os produz. E, naturalmente, opor-se de maneira condizente e convincente. Está na moda falar em cidadania e defendê-la. No entanto, as eleições comprovaram que 30% omitiram-se do direito de votar. Está na moda dizer da necessidade de pensar em mobilidade urbana. No entanto, a área urbana não comporta novas rotas e o governo incentiva o transporte individual através da isenção do IPI. Está na moda falar em garantir e gerar renda própria. No entanto, não há ensino no nível fundamentar sobre como funcionam as cooperativas.

Parabéns, sim! Comprometimento, também!

Encontros

Ao trabalhar em sala de aula, sempre notei a necessidade de reconhecer e elogiar os encontros extra-classe. Tomei essa atitude na medida em que tive experiências significativas com ex-alunos e ex-alunas. Ao encontrar um discente fora do ambiente escolar há duas possibilidades: uma possibilidade é de que ele, ou ela, faça de conta que não conhece e nem reconhece o professor; a outra e boa possibilidade é de que ele, ou ela, reaja, com aceno, cumprimento e até lhe dirija a palavra.

Em minha opinião, esta é a melhor oportunidade de chegar próximo e ultrapassar as barreiras que o ensino formal oferece. É no momento do lúdico, do informal, que pode haver um diálogo que reverte na melhor aprendizagem em sala de aula. É a melhor oportunidade de perceber quem está na companhia de..., o que também interfere nas relações família versus escola.

Por isso sempre defendi a coerência e a ética, que ultrapassam o ambiente meramente profissional. Em minha opinião, podemos melhorar as relações professor-aluno mediante exemplo, e este ultrapassa as paredes das salas de aula, as calçadas e espaços abertos das escolas, assim como seus muros frios e altos. Ao adotar uma postura mais humana, mais apaziguada, o professor é capaz de compreender o universo estudantil, aproximar-se dele e intervir com as lições para vida.