terça-feira, 30 de agosto de 2011

Oração

da autoria de Dietrich Bohnoeffer, teólogo, vítima do regime nazista em Berlim a 09 de abril de 1945.

"Deus, a ti clamo.
Em mim há trevas,
mas contigo está a luz;
Eu estou solitário,
mas tu não me abandonas.
Eu sou vacilante,
mas junto a ti há socorro.
Eu sou inquieto,
mas contigo há paz.
Em mim há amargura,
Mas tu és a fonte da aparência.
Eu não entendo os teus caminhos,
mas tu sabes o caminho para mim."

Mais informações: http://www.helmholtz-bi.de/projekte/religion/Nationalsozialismus/html/zitate_uber_bonhoeffer.HTM


Leia também: http://professara.blogspot.com/2010_10_01_archive.html

Texto para fins didáticos. Ao utilizá-lo cite as referências.

domingo, 28 de agosto de 2011

Paz na Criação de Deus

A IECLB reflete sobre esta temática, baseada no Evangelho de Lucas2, 14: "Glória a Deus e paz na terra".
Mais detalhes em www.ieclb.com.br/temadoano

Um recurso utilizado em uma Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, por ocasião da Festa da Colheita - Gratidão, é a música, cuja letra encontramos em http://musicabrasilieclb.blogspot.com/2011/08/paz-de-deus.html:

Paz de Deus

                                          Paz, paz de Deus! Paz que traz esperança!
                                          Paz, paz de Deus! Paz que desperta compromisso...
                                          Paz na criação de Deus! Paz na criação de Deus!

E este é o vídeo, publicado no YouTube:


http://www.google.com.br/search?q=Paz+na+cria%C3%A7%C3%A3o+de+Deus&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a#q=Paz+na+cria%C3%A7%C3%A3o+de+Deus&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=LnU&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=ivns&source=lnms&tbm=vid&psj=1&ei=vMpaTuvSOZODtgfDldyRDA&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=3&ved=0CBEQ_AUoAjgo&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=c1f66402d9b424e0&biw=1016&bih=593

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Acesso

Vários colegas manifestaram a falta de tecnologias adequadas para levar à sala de aula o que já está disponível neste espaço. Realmente temo que estamos diante do problema crônico da falta de investimentos na Educação, não há como negar. E lamento, não há muito o que fazer, estando longe das tecnologias. As escolhas não são muito justas... Ou o professor tira de seu próprio salário o investimento em materiais ou ministra suas aulas à moda dos anos dourados. Aliás, já fiz muito disso, não se surpreendam.Também conheci uma colega que gravou o material e levou-o em seu próprio aparelho para a sala. Imaginem quanto tempo ela gastou para instalar todo o equipamento!

Brasileiro é tido por criativo. Nos locais mais longínquos a palavra ainda vale muito, apesar das crises de identidade sociais e particulares que enfrentamos como profissionais em Educação. Eu creio que colegas professores são respeitados quando honram seus compromissos com a profissão que escolheram, sendo isso uma questão de vocação. Assim, palavra associada à criatividade e à profissão tem peso, tem valor. A consulta simples pode gerar inspiração para o fazer Educação, ato de ensinar e aprender.

Receita pronta para manter o nível máximo de atenção em sala de aula está indisponível no momento. Inspire-se, consulte, crie você!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Gratidão

A memória e sua busca nos inspiram a momentos de gratidão pelo que já foi...
Considero o exemplo abaixo, mesmo que seja internacional, adequado para o uso didático.



Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=4k613v5OZNk&feature=related

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Folclore gaúcho e o aspecto do feminino


Sabendo-se que o Folclore envolve conceito, crendices e superstições, há uma ótima leitura para quem quer pesquisar e discutir sobre a formação do imaginário feminino na cultura gaúcha. Cito Marli Cristina Tasca Marangoni (UCS, no artigo “A Salamanca do Jarau – uma leitura  da autorepresentação gaúcha.” Há outra autora, Elma Sant'Ana, que aprecio e que escreveu "O folclore da mulher gaúcha", editado p. Coleção Rosa dos Ventres. Porto Alegre, Ed. Tchê, 2006.

Para conhecer as Lendas do Sul, Simão Lopes Neto é absoluto. Cito o exemplo de sua personagem  Blau Nunes, que com a Salamanca do Jarau[1], narrativa que retrara a lenda de mesmo nome. A salamanca é de nominada de Teiniaguá, submete Blau aos encantos femininos. 

Meus colegas poderiam questionar estas escolhas... Pois à luz de todas as homenagens comerciais que se faz em torno da figura paterna, homenageando-a no segundo domingo de agosto, não tiro a razão de quem o faz, porém defendo a tese de não ser um único dia importante para homenagear a quem amamos. Além disso, para compor a identidade de nossos alunos é importante vislumbrar a nessecidade do espermatozóide masculino e do óvulo feminino. 

Voltando ao folclore, o aspecto feminino nos conceitos, crendices e  superstições, mediante causos, lendas, provérbios populares, religiosidade popular, benzeduras, ditos, mitos, costumes, danças, canções, músicas. Já ao integrar o estudo, pode-se encontrar origens da culinária local ou de festas específicas. Então há muito o que fazer...


[1] Fada moura.