quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Crendices no mês do folclore

Fiz um levantamento sobre as crendices existentes no meio em que atuo. Não se surpreenda! Faça você também...
Associada à temática vem a discussão sobre o que é fé. Segundo Paul Tillich, "Fé é o estado em que se é possuído por algo que nos toca incondicionalmente."


Todas as religiões buscam o bem estar e propõem integridade, liberdade e solidariedade.

Em minha opinião, escola pode contribuir para que em seu meio também a integridade da pessoa humana seja respeitada. Estamos acompanhando uma série de fatos notáveis e caracterizados por extrema violência no ambiente escolar, seja entre discentes, seja contra docentes, direções e funcionários. Isso posto, ao mesmo tempo é dever do Estado garantir que a integridade humana seja respeitada. Portanto, a escola deveria estar apta a resolver as questões que envolvem sua comunidade imediata e mais: deveria estar apta a ensinar o exemplo a ser seguido.

Quanto à liberdade, discutíamos o tema logo após o evento Páscoa. E, certamente, é um tema voltado para a vida cotidiana, circular, envolvendo todos os meios sociais. Na leitura crítica é difícil pensar liberdade quando estamos "in" sociedade seletiva. A falta de liberdade apresenta-se como falta de opção. Por isso, mais uma vez, a escola tem o papel de oportunizar escolhas, desde escolhas primárias até as mais apuradas, como por exemplo, a expressão de opiniões sobre as crendices, ditos e provérbios da religiosidade popular.

Sobre a solidariedade no âmbito escolar há que se trabalhar os valores como união, respeito e empatia.

Agora, é com você...

domingo, 15 de agosto de 2010

Agosto, mês folclórico

Não bastassem as crenças em torno do famoso dia 13, às 6ªs feiras, "dia de azar", há crendices em torno do mês de agosto.
* Mês do cachorro louco, dito "loco".
* Mês de azar - não se casa, porque haverá desgraça.

A proposta neste tópico é propor entrevistas em duplas às pessoas mais idosas da comunidade local, perguntando-lhes se conheceram pessoas que acreditavam nos ítens acima e se conhecem outros.
Listar e registrar em detalhes.
Organizar o levantamento e arquivá-lo junto à biblioteca escolar para fins de pesquisas comparativas.