segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dinâmicas que envolvem

Semana do Meio Ambiente... sugestão de trabalhos para as séries finais do Nível Fundamental:

O encontro com objetos
" No começo, eram visíveis ar, terra e ar.
Depois, com o desenvolvimento, surgiu o manuseio do fogo."

Ar - terra - água - fogo

O que é possível fazer com esses quatro elementos?
Para quê eles são úteis / importantes?

... espera-se que surjam idéias como:
+ manuseio da água com terra: argila
+ manuseio do fogo com água: vapor, alimento
+ manuseio da água para o fogo: eliminação da labareda
+  manuseio do ar: o sentido do fogo sem oxigênio

Quais são as experimentações seguras que as crianças e adolescentes fazem com esses elementos?

A dinâmica acima é uma boa entrada para o tema "Como as religiões explicam a existência da vida".
Ler, interpretar, compreender é atitude constante na ótica interdisciplinar. Esta é tarefa específica da escola, que não pode esquecer de permitir a complexidade e utilizar os elementos concretos na infância e adolescência.

A dinâmica acima permite aprofundar a temática, conforme participação, interesse e conhecimento pré-existente na turma. A partir das falas que ocorrem é possível perceber a riqueza contida:
"[nosso] planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensões mútuas. Dada a importância da educação para a compreensão, em todos os níveis educativos e em todas as idades, o desenvolvimento da compreensão necessita da reforma planetária das mentalidades; esta deve ser a tarefa da educação do futuro". MORIN, 2001, p. 104.

Assim, após a dinâmica inicial você, professor, professora pode desenvolver atividades relacionadas à inter-comunicação, à pesquisa nas referências tanto bibliográficas quanto nos meios eletrônicos, e à produção de uma escultura, de modo grupal, considerando "Como as religiões explicam a exictência da vida": com os materiais disponíveis criá-la. Pode ser classificada como engraçada, criativa, assustadora, provocadora, bonita.


Ao utilizar esta sugestão coloque a Referência. Bom trabalho!

domingo, 30 de maio de 2010

Questões do Meio Ambiente

Seu currículo prevê a abordagem da Semana Nacional do Meio Ambiente?
Nível Médio
Aqui registro algumas dicas, e as baseio num texto tipo power-point "Carta Escrita no Ano 2070", de autoria de Ria Edllwanger. De acordo com a fonte, é crônica publicada em abril 2002, na Revista "Crónicas de Los Tiempos".
1. O material apresenta a preocupação sobre a água potável e seu consumo.
2. É possível realizar um trabalho prévio, que envolve outras áreas como Química, Biologia p. ex., sobre a quantidade de água consumida na escola, na turma - por família, no bairro - com a Companhia de água local.
3. No trabalho prévio é preciso abordar as questões relacionadas ao consumo industrial ou comercial, no município, isto é, custos e benefícios: água consumida, formas de destilação.
4. Ampliar: quais são as medidas que a Vigilância Sanitária toma em relação à poluição de águas.
5. Ampliar: quais são os processos de destilação da água utilizada em hospitais e postos de atendimento à saúde.
4. É possível consultar os movimentos religiosos locais para perceber qual é o enfoque dado, conselhos, dicas em relação à questão do consumo responsável pela água. Também pode ser feito um questionário aos próprios participantes - membresia.
5. Apresentação dos levantamentos feitos e dos eslaides mencionados acima.
6. Atividade individual: Parafrasear a Carta Escrita no Ano 2070, apontando compromissos e soluções a partir de 2010.

Bom Trabalho!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pentecostes e o conceito de ecumenismo

Na última semana estivemos envolvidos em Celebrações Ecumênicas propostas pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC.

Na página do CONIC você pode encontrar detalhes sobre a história do Ecumenismo. Vale a pena conferir, especialmente em caso do ensino direcionado ao Nível Médio. http://www.conic.org.br/ : Vá para Publicações, subsídios e listagem. Desta vez, o livreto 2010 não foi disponibilizado neste site, mas remetido para as Igrejas e que repassaram às autoridades locais.

Além disso o tema é sempre atual: "Testemunhar Cristo hoje", baseado em Lucas 24. 48: "Vocês são testemunhas destas coisas". Algumas Igrejas já trabalharam este tema sob sua ótica, e conferira os materiais disponíveis on-line.

Aos alunos que são membresia nas Igrejas Pentecostais recentes é emancipador, aglutinador e libertador trabalhar esta temática. Há possibilidade, inclusive de promover um momento de testemunhos.

Bons trabalhos a vocês!
Lembrem-se de citar a Referência nos relatos. Agradeço pela sua leitura.

domingo, 23 de maio de 2010

PENTESCOSTES


Querido leitor...
querida leitora...
Hoje é dia especial no calendário litúrgico. P E N T E C O S T E S
50 dias após os eventos Pascoais.

Quando trabalhei em Horizontina-RS, escolhi uma temática específica para cada ano para a Educação Infantil e para as séries iniciais, utilizando os símbolos que envolvem Pentecostes.
Pomba
Línguas de Fogo
Vento

Ainda podemos trabalhar a questão das Línguas, da comunicação com os diversos grupos étnicos.

Algumas ilustrações:



Ótimo trabalho para você!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Exemplo de mãe

Leo Buscaglia, autor de vários livros, conferencista internacional, certa vez participou de um concurso. Eis aí um dos vencedores:

"Conta uma testemunha ocular de Nova York:
Num frio dia de Dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrine e tremendo de frio.
Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:
- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrine!
- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto...
A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia duzia de pares de meias para o menino. Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha. Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Calçando-as nos pés do garoto, ela também comprou-lhe um par de sapatos. Ela amarrou os outros pares de meias e entregou-lhe. Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse:
- Sem dúvida, vai ser mais confortável agora.
Como ela logo se virou para ir, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, com lágrimas nos olhos e perguntou:
- Você é a mulher de Deus?"

Trouxe este exemplo para meus leitores internautas, professores de Ensino Religioso Escolar e outros interessados no assunto na semana de 2010 que antecede o Dia das Mães. Creio que pessoas resposáveis e cooperadoras podem transformar datas capitalistas em datas de significativa reflexão para com quem convive.

Aos alunos, dependendo de seu contexto, poder-se-ia motivá-los ao teatro;
A outros já poder-se-ia aplicar um questionário oral e escrito, aprofundando a questão bíblica e diaconal... não é apenas uma referência ao lava-pés cristão. A ação de cuidado está presente e quem age é mulher. Se fosse um homem, qual seria a reflexão - pergunta do menino? Foi a atitude materna que levou a mulher a ajudar o menino? O que se espera da mulher, da mãe? Que visão de mulher e mãe este menino levou para sua vida, em sua opinião?


Bem, agora, ao trabalho! Amplie, você... E não se esqueça: nas referências coloque sempre a verdade: o link para este blog, quando você utilizar este material.