terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial 10 anos




Segundo o Jornal Digital, "O Fórum Social Mundial é convocado anualmente como um espaço de debate aberto, onde movimentos sociais, redes, ONG e outras organizações da sociedade civil, que se opõem ao neo-liberalismo, podem discutir e formular propostas para obter uma sociedade socialmente mais justa."

O presidente Lula estará presente no Fórum em Porto Alegre avaliando o período de suas duas gestões na presidência. Provavelmente a ênfase será nos aspectos sociais de seus mandatos.

O que significa "Um outro mundo é possível" para o mundo das religiões? Em minha opinião duas das ênfases, ou sub-temas, como preferirem, é a possibilidade do diálogo interreligioso, além da conversa sob os pontos que motivam a paz no mundo.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ainda sobre tentações

A temática não é muito comum nas aulas de Ensino Religioso, pois trata-se de vocabulário específico, geralmente utilizado no meio eclesiástico cristão, para ser bem exata. No meio escolar não é preciso furtar-se aos temas cristãos ou judaico-cristãos.

Sugiro que você faça uma busca rápida pelos sinônimos da palavra e entrevistar várias pessoas com um roteiro de perguntas bem curtas:
1. Você já ouviu falar de "tentação"? (  ) sim      (   ) não
2. Esta palavra é muito falada entre seus colegas e/ou amigos?   (   ) sim       (    ) não
3. O que é Tentação para você?
4. Você consegue superar uma "tentação"? Cite um exemplo:
5. Qual é a "tentação" mais famosa, em sua opinião?

Temos 2 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas.
Para tabular as respostas é interessante não deixar nenhuma das enquetes fora.

Depois pode-se relacionar as respostas da questão 5 com a questão de número 4, verificando quais são os fundamentos (eixos) centrais existentes no grupo (turma).

Há que se criar espaços de diálogo para que nossos educandos possam trazer suas colaborações, impressões, experiencias e riquezas de tradições religiosas. Ao ser questionada, a educadora ou profissional atuante pode dar o seu próprio testemunho.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Vigiar e Orar

Uma melodiosa canção, em versos poéticos, reproduz o texto das Sagradas Escrituras, Mateus 26. 41:
"Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir."
Palavras de Jesus quando estava no Getsêmani, preparando-se para o sofrimento.
Contextualizando este verso bíblico apresento uma das interpretações possíveis, à luz do terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.

Tentação nesta ótica
Uma das interpretações para o desastre natural ocorrido no Haiti, vitimando milhares de pessoas, é a prática do "Vudu". Seria então um castigo de Deus àquele país.
Esta afirmativa é uma tentação. Não podemos julgar com Lei quem pensa diversamente de nós. O povo do Haiti já recebeu muitos grupos evangelizadores e a presença da ICAR é forte. Precisamos fugir da tentação e vigiar para que não ocorram julgamentos parciais. Este cabe a Deus. E Deus se revela Amor em Jesus Cristo. A palavra é uma só e definitiva. Jesus Cristo revela o Amor de Deus pela humanidade, de modo incondicional.

O tempo da vigília
Quando a vida é boa ninguém lembra do sofrimento que as gerações anteriores tiveram para organizar o mundo do jeito que está hoje. Tampouco há preocupações voltadas para a correção de erros. Cada pessoa, modo bem individual, vive sua vida, e nem questiona se pode corrigir algo, se pode melhorar algo que está a sua volta. Descompromisso com o entorno é o que há.

Para cristãos e cristãs o entorno não é para outrem. Para cristãos e cristãs as relações diárias com outras pessoas são importantes. No sentido prático, o diário, o cotidiano é entendido como presente de Deus, e há uma relação de gratidão e compromisso, de modo que há sentimentos de observação, de comoção, compaixão, empatia pelas situações vivenciais e há momentos de ação de interferência para modificar uma cena caótica, por exemplo. Para os cristãos e as cristãs cada dia é um dia para cuidar da vida, seja por ações benevolentes, seja por orações ao Triúno Deus. Vigiar, portanto, é cuidar, amparar quem assim necessita.

O tempo da oração
O melhor tempo é o tempo em que se pode orar a Deus. E esta oração é diária, isto é, constante. Orar não é dizer, proclamar, proferir. Orar é agir, obrar, intervir, manusear, mover. Gosto da palavra escrita assim:
OR - AÇÃO
Para os moradores do Brasil é tempo de orar pelo Haiti e por seu povo.
Juntemos nossas orações na forma de prece.
"Misericordioso Deus, console o povo do Haiti e dê-lhes esperança. Amém!"

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A caminho de Belém

O verbo, a palavra se fez carne e veio habitar entre nós.
Representantes de outros povos, distantes geograficamente, distantes da cultura hebraica puseram-se a caminho a fim de conhecer Aquele que nascia para habitar entre seres humanos, como um ser humano.

Estes representantes rompem o silêncio das noites e, com suas vozes aquecem e tornam compassivos os corações da gente. Homens, estudiosos das estrelas, seguem viagem.

Chama atenção o modo como se apresentam diante da criança, envolta em panos, no colo da mãe, conforme Mateus 2. Curvam-se e adoram a criança. Oferecem presentes ricos, ouro, incenso e mirra. Sonham e viajam em retorno ao seu lar.

Também estes, em seu tempo, curvaram-se diante do Deus-Menino.

Você já se curvou diante de Jesus, filho de Deus, nascido de mulher?

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010 aí está!

Durante este ano, 2010, teremos mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Já revemos nesta coluna o que é o conceito de Ecumenismo.
Ao contrário do proselitismo, o ecumenismo propõe respeito à diversidade religiosa existente entre nós e além das fronteiras.

O tema da Campanha da Fraternidade 2010 a ser lançado na Quarta-feira de Cinzas, em todo o Brasil versará sobre Fraternidade e Economia e buscará aprofundar as reflexões em torno do Projeto de Deus quanto à utilização de modo responsável, de recursos naturais pela humanidade  e, ao mesmo tempo, a questão do consumismo. Naturalmente esta é uma das interpretações, sendo o material oficial oferecido pelas Igrejas Cristãs participantes.

Que bom que 2010 nasceu! Rejubilemos com alegria e glorifiquemos a Deus Criador e Mantenedor com cânticos!