quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Projeto São Francisco de Assis

Uma belíssima sugestão para quem trabalha com ERE é iniciar outubro com pesquisas envolvendo São Francisco de Assis.
Irmão Sol, Irmã Luz é filme que retrata a história romantizada deste ícone do Cristianismo.
A abordagem que sugiro é considerar o bloco Dia da árvore - Primavera - dia do Santo São Francisco de Assis - Dia da Criança. Estas datas envolvem a questão ambiental, de proteção ecológica, a questão climática, a proteção à natureza e a quem deve zelar por ela. As crianças são co-participantes na relação humanidade - natureza.

Se você considera esta idéia aplicável, lembre-se de citar a referência.

domingo, 27 de setembro de 2009

Os conceitos norteadores do ERE

Já faz tempo que trabalho com o Ensino Religioso Escolar. Sempre há novidades. A religiosidade humana é mais contemplada na virada dos séculos.

Outro dia, num outro assunto, comentei com uma colega de que é preciso manter o foco, isto é, conjugar os verbos "priorizar" e "objetivar", sem jamais esquecer de que o sujeito da ação pode ser você mesmo, você mesma. De certo modo, quero sublinar e garantir de que as escolhas são subjetivas, pessoais e intransferíveis, mesmo conhecendo os impactos de escolhas coletivas, cujas vantagens e desvantagens temos o privilégio de assistir no campo político. Deste modo, esta publicação e (re-publicação conceitual) oportuniza práticas melhoradas na área do ERE, além da reflexão e conhecimento.

Sábias palavras: "... se correr o bicho pega... se ficar, o bicho come." Fique atento ou atenta! A publicação que originou a conceituação abaixo é um periódico, Jornal do Santuário de Aparecida, 20 a 26 de janeiro de 1996.

RELIGIOSIDADE

Dimensão constitutiva do ser humano, que faz buscar o sentido último da vida, que muitos reconhecem como Deus.


Adesão pessoal a Deus, como Aquele que dá sentido à vida e ilumina seus valores.

RELIGIÃO
É a vivência comunitária da fé em Deus.

ENSINO RELIGIOSO
Educação da religiosidade dos alunos que, ao buscarem o sentido da vida, encontram as razões de existir e de estar no mundo, de relacionar-se consigo mesmos e com os outros, bem como propostas de vida que surgem da descoberta de Deus.

ENSINO RELIGIOSO INTERCONFESSIONAL
Entre grupos de diferentes confissões cristãs, ou “Igrejas”.

ENSINO RELIGIOSO INTER-RELIGIOSO
Entre grupos de religiões diferentes, ou entre pessoas sem religião.

ENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL
Entre grupos da mesma confissão religiosa.

CATEQUESE
É a educação da fé religiosa numa determinada comunidade eclesial.


Quem segue estes princípios, certamente será reconhecido como um bom profissional da área.

Abertura

O Ensino Religioso Escolar no Brasil segue o ordenamento jurídico. A Educação Formal e Informal deve seguir parâmetros orientadores. Estes são encontrados nas leis do país e nos acordos internacionais. Os cursos Normais e de Pedagogia devem contemplar e ensinar a Legislação Brasileira no que se refere à Educação. Portanto, o ERE também integra-se na legislação vigente.

É importante lembrar que o Brasil desde a Declaração da República, 15 de novembro de 1889, é um estado federativo LAICO. Isso significa que os governos neste país não estão associados à religião. A religião é de livre profissão pessoal, ou seja, adesão subjetiva do cidadão nascido ou naturalizado Brasileiro. Há liberdade de consciência e de crença, garantida desde os idos tempos. Também está assegurado o direito ao Ateísmo.

Em relação ao Ensino Religioso Escolar, na Constituição Federal de 1988, no artigo 210, se lê: "o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental."
É muito importante no ato da matrícula garantir o direito de opção a todos os estudantes. A pessoa responsável pela educação do estudante matriculado deve ser inquirida e definir se este frequentará aquela aula ou não. Deve estar à disposição o conteúdo a ser trabalhado e o nome do profissional que atuará na matéria. Este profissional deve estar devidamente preparado e credenciado para a docência.